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Veja como e o que deve fazer com as “finanças”


Os serviços da AT-RAM estão encerrados?

No atual contexto de resposta à pandemia do COVID-19, os serviços da Autoridade Tributária e Assuntos Fiscais da RAM estão disponíveis à distância de um clique no site da AT-RAM (at.madeira.gov.pt), no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt), ou, em caso de dificuldade na utilização daqueles serviços eletrónicos, através do contactos dos serviços de finanças (https://at.madeira.gov.pt/artigo/348/AT-RAM_-_contacte-nos_sem_se_deslocar).


Como entregar requerimentos relativos a serviços que não estejam disponíveis no Portal das Finanças?

Quaisquer requerimentos podem ser apresentados eletronicamente, através do site da AT-RAM e do correio eletrónico dos serviços de finanças (disponível em https://at.madeira.gov.pt/artigo/348/AT-RAM_-_contacte-nos_sem_se_deslocar). Este expediente é uma forma digital de interagir com todos os serviços da AT-RAM, colocando as suas questões e apresentando os seus pedidos. Ao escrever-nos, as suas questões serão encaminhadas para os nossos serviços, que responderão como se tivessem sido colocadas presencialmente, com a possível brevidade.


Como posso pagar os meus impostos?

Há cerca de 15 mil locais espalhados por todos os concelhos do país nos quais pode pagar os seus impostos, desde os Multibancos até aos balcões do seu banco. Não obstante, sempre que possível, prefira pagar eletronicamente, através de homebanking ou de MBWay (disponível no Portal das Finanças e na nossa app móvel designada “Situação Fiscal – Pagamentos". Solicitamos aos contribuintes que não procedam a pagamentos em numerário, nem em cheque nos nossos balcões, sempre que existam alternativas de pagamento por meios eletrónicos.


Vou continuar a receber os meus reembolsos de IVA ou de IRS?

Os profissionais da Autoridade Tributária continuam a trabalhar empenhadamente para servir a comunidade prestando-lhe o melhor serviço publico, assegurando desde já o mecanismo de  devolver rendimentos às famílias e os fluxos financeiros na economia através do processamento dos reembolsos devidos.


Como fazer se perder a minha senha de acesso ao Portal das Finanças?

Desde logo, pode tentar recuperar a sua senha no Portal das Finanças. Caso tenha o seu número de telemóvel confirmado junto da AT e ainda se recorde da resposta à sua pergunta de segurança, pode receber rapidamente por SMS um novo código.

Caso contrário, a AT, em parceria com a Agência de Modernização Administrativa, disponibiliza-lhe outras formas de se autenticar no Portal das Finanças. Se perdeu a sua senha, pode autenticar-se através do Cartão do Cidadão ou da Chave Móvel Digital e, em seguida, alterar a sua senha. Saiba como obter a Chave Móvel Digital em https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave


E se precisar mesmo de ir a um serviço de finanças da AT-RAM?

Não lhe sendo possível recorrer aos meios eletrónicos mencionados, os serviços da AT-RAM continuam disponíveis presencialmente, orientados para situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia de um atendimento. Para esse efeito, as marcações devem ser realizadas através dos contactos dos serviços de finanças (https://at.madeira.gov.pt/artigo/348/AT-RAM_-_contacte-nos_sem_se_deslocar), devendo o contribuinte comparecer nos serviços apenas no dia e hora marcados.


Não se desloque a um serviço da AT-RAM sem ter marcado previamente.